Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
Blog

Como deixar meu site bem indexado no Google?

Um site é um investimento a que temos que dedicar tempo, dinheiro e criatividade para ficar da forma que sonhamos que ele tivesse. Depois de pronto, nada melhor que o vermos nas melhores posições de busca do nosso navegador, ou seja, deixá-lo bem indexado, para que mais pessoas o possam conhecer.

A forma mais usada para um site ficar bem indexado é através do tráfico orgânico, que nada mais é do que as pessoas encontrarem nosso site de forma natural, buscando informações e produtos, sem que nós tenhamos de investir um centavo em marketing digital.

Contudo, existem outros métodos que podem adiantar esse processo e melhorá-lo. E é desses métodos que falaremos neste artigo. Portanto, mesmo que você não saiba nada sobre indexar site no Google, essas dicas vão te ajudar.

Antes de tudo, entenda como o Google funciona

Compreender como o Google funciona é essencial para uma pessoa que possui um site ou trabalha com marketing digital, porque somente deste modo você poderá usar as melhores estratégias para cumprir seus objetivos.

O processo de indexação do Google é feito pelos Googlebots, que são os robôs de rastreamento, os quais tem que buscar sites novos, identificar alterações em sites existentes e também os inativos.

Inicialmente, você precisar entender a importância desses robôs, para que as próximas dicas sejam mais plenamente compreendidas.

Como deixar um site bem indexado: Passos para identificar uma página no Google

As dicas a seguir tem um caráter diverso, algumas podem ser implementadas mis rapidamente, e outras vão exigir mais esforço, mas você pode cumprir todas investindo um pouco de tempo por dia.

Apresentar sua URL ao Google

Por um método ser simples, não que dizer que você tenha que desprezá-lo. Cada método desta lista tem sua utilidade, e apresentar sua URL ao Google não é diferente.

Enviar sua URL para o Google é uma tática bastante simples. Para fazê-lo, basta você acessar este link e fazer o envio.

Um site bem indexado precisa de um blog

Mesmo que você queira apenas vender seus produtos ou serviços, um blog ainda será muito útil a você.

Isso acontece porque um blog gera muito mais links e páginas do que do que somente uma página de produtos.

Através de um blog você pode criar várias páginas com conteúdos que não poderiam ser abordados em sua página principal. A maioria dos sites hoje, seja de qual assunto forem, possuem blog que ajudar seus sites a serem bem indexados no Google.

Este é um método que não deve ser feito de qualquer maneira, pois as postagens devem ser regulares com um conteúdo de qualidade.

Um conteúdo de qualidade é aquele que traz valor para o seu público. Um conteúdo de valor ajudará seu site a ser bem indexado porque ele poderá conter vários links que levaram a outras páginas, além de seu público poder também compartilhá-lo.

Crie um sitemap do site

O sitemap, ou mapa do site, é uma lista com as URLS de todas as páginas do seu site e blog. O sitemap fornece metadados sobre cada uma dessas URLs, fazendo com que informações importantes, como a frequência com que suas páginas são alteradas e a relevância de cada uma em relação as outras do mesmo site.

Por sites novos não terem muitos links externos, este é um meio muito bom para que os robôs do Google encontrem um site novo.

Google Search Console

O Google Console é uma ferramenta muito completa. Os passos 1 e 3 podem ser feitos por ele.  Além desses passos, também é possível que fazer relatórios de suas páginas, que vão indicar se elas estão com algum problema de indexação. Essa ferramenta indica até mesmo o que você deve fazer para resolver os problemas.

Além disso, você também pode receber e-mails do Google falando de problemas mais graves que você pode vir a ter.

Portanto, esta é uma ferramenta essencial que você deve ter no seu site, se você quiser evitar muita dor de cabeça no futuro.

Instalar plugin Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que você pode acompanhar dados importante do site, como o número de visitas, interesses e preferências dos visitantes, entre outros.

Para instalá-lo, você tem que copiar seu código no código fonte do seu site. Ao instalá-lo, você diz ao Google que está disposto a receber visitas.

Como está é uma importante ferramenta do próprio Google, os robôs do navegador iram buscar identificá-la no seu site. Caso a encontrem, o seu site já terá muito mais chance de estar bem indexado no Google, conseguindo melhores posições nos mecanismos de busca.

Usar o arquivo robots.txt

O sitemap citado anteriormente pode ter um problema quando usado sozinho, porque ele faz todas as páginas dos seu site serem indexadas, incluindo aquelas que você não quer que sejam, como as que possuem conteúdo duplicado, login para áreas restritas, etc.

Nessa situação, os robôs do Google procuram no seu site o arquivo robots.txt, que tem a função de dizer ao Google o que você quer ou não que seja indexado.

Se o robots.txt não existir no seu site, o Google entenderá que você quer que todas as suas páginas sejam indexadas.

Quando você o usa para dizer que não quer que uma página seja indexada, ele pode fazer até mesmo que uma página que já esteja indexada saia dos mecanismos de busca, trazendo mais segurança a você.

Fazer muito marketing de conteúdo e site bem indexado

Ter conteúdo de qualidade é essencial para todo site. Ninguém vai ficar no seu site se não encontrar um conteúdo de valor nele.

Por este motivo, é muito importante pensar como se fosse um visitante do seu site e ver o que pode fazer para tornar as coisas mais atrativas.

Como já falamos, possuir um blog é algo que todo o site está fazendo atualmente, exatamente para manter seus visitantes no seu site. Contudo, outro motivo muito bom é para saber que tópicos interessam mais seus clientes.

Ao saber que seus clientes possuem uma dúvida específica, você poderá usar essa dúvida para criar novos produtos ou aperfeiçoar os antigos. Você pode até mesmo mostrar que seu produto pode sanar as questões que o cliente tem.

Entender como esse fluxo pode te auxiliar é essencial para toda pessoa que vive dos conteúdos que gera ou vende. Esse é um tópico que exige maleabilidade e flexibilidade, pois você terá de ser muito atento ao mercado, no entanto, as recompensas que virão desse esforço serão enormes!

Fazer link building

O link building é você fazer links internos que levem as pessoas a outras partes do seu site, fazendo com o que o Google, quando chegar a uma página do seu site, possa ser encaminhado para várias outras.

Faça guest posts, que é pedir a donos de outros sites ou blogs escrevam no seu site, para que você possa conseguir links externos para o seu domínio também, somente usando de blogs ou sites de qualidade.

Os links são extremamente relevantes para os robôs do Google, pois eles indicam que o seu conteúdo teve valor para outras pessoas a ponto de ser citado em outros locais.

Essa é uma das principais características de sites e blogs de sucesso, o fato de que eles são importantes para outras pessoas, pois são citados constantemente em outros sites.

Se você quer ter também essa característica, não deixe de gerar conteúdo de valor, além de conseguir contatos com pessoas de outros sites.

Promova sua página nas redes sociais

Se você mesmo não promover sua página, ninguém mais fará. Use todas as redes socias relevantes para que o seu público encontre você.

Faça página personalizadas da sua marca, mantenha uma constância nas postagens, deixa suas publicações com links para a sua página.

Essas ações fazem com que os seus links se espalhem, dando mais chances dos robôs do Google o acharem.

Além, é claro, de você receber muito mais visitas em seu site, fazendo com que você se torne ainda mais relevante.

Caso necessário, contrate pessoas para fazerem postagens regulares para você, use de tráfego pago, ou use influencers para fazerem propaganda para você.

Não precisa ser uma pessoa extremamente famosa, existem pessoas com muitos seguidores que podem cobrar um valor muito pequeno para divulgar a sua marca.

Contudo, lembre-se de escolher pessoas que fazem sentido com o que você está vendendo, para não parecer tão artificial.

Como deixar seu site bem indexado: Conclusão

Espero que tenha gostado de todas as dicas acima, e, ainda mais importante, que as ponha em prática. Não adianta ter conhecimento e não o usar, é praticamente o mesmo que não o ter.

Esforço e dedicação são palavras chaves no marketing digital também. Fórmulas mágicas de sucesso não existem, o que realmente existe é uma ideia regada a suor de seu idealizador.

Portanto, coloque a mão na massa e comece a fazer com que seu site seja bem indexado, não somente pelo Google, mas pelas pessoas!