5 Dicas para escolher o melhor tipo de site para o seu negócio

Criação de Sites
João Dalferth

João Dalferth

Adoro passar horas e horas consumindo conteúdos de marketing digital. Final de semana é dia de maratona de seriados e pipoca. XD

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
5 Dicas para escolher o melhor tipo de site para o seu negócio

Você sabe qual é a melhor opção de site para sua empresa?

Diversos empresários ficam na dúvida quando recebem essa pergunta, pois eles não sabem quais modelos de sites que existem e qual vai servir para eles.

Aliás, nesse artigo nós vamos mostrar a você 5 dicas para descobrir qual é o melhor tipo de site para o seu negócio.

Antes de tudo precisamos saber quais os principais sites usados no mercado e suas funções.

Os principais modelos de sites

Se você é uma pessoa ativa na internet, é provável que você já deve ter navegado em alguns dos seguintes sites:

  • Site Institucional One Page
  • Site Institucional com Páginas Internas
  • E-commerce
  • Site Blog
  • Squeeze Page
  • Landing Page

Vamos dar uma explicação breve:

Site Institucional One Page

A ideia principal desse modelo é ter uma página única, e colocar todas as informações necessárias na mesma.

Ele tem a função de fazer a apresentação da empresa, mostrar alguns produtos, serviços, podendo colocar fotos do seu negócio e ter uma área para o visitante entrar em contato.

Embora seja um tipo de site muito popular, ele tem algumas desvantagens dentre os outros modelos. O site do Klicksend é um exemplo de One Page para você ver.

Site Institucional com Páginas Internas

Nesse site você poderá contar sobre a história da sua empresa, mostrar seus produtos e serviços por completo, podendo pode ter uma parte de blog ou artigos, e claro, uma área para contato.

Como o próprio nome já diz, ele é composto por páginas internas, ou seja, quando o visitante clicar por exemplo em “Produtos” ele vai para uma página específica que fala sobre os produtos. Diferente do One Page, que apenas rola a página até a seção de produtos.

Esse nosso site onde você está lendo esse artigo é um exemplo de site institucional com páginas internas.

E-commerce

Você já realizou alguma compra na internet?

Se a resposta foi sim, certamente você comprou em um site do tipo e-commerce.

E-commerce é uma loja virtual onde você não só apresenta os produtos da sua empresa como dá a possibilidade do visitante comprar on-line o produto que ele deseja.O visitante pode escolher a forma de pagamento, escolher onde quer receber e como deve ser o frete. Alguns exemplos de sites e-commerce são a Netshoes, Americanas e o Magalu.

Site Blog

O site blog consiste na produção de artigos para criar uma audiência on-line.

Algumas formas que você pode usar para ganhar dinheiro sobre o site blog, é construindo um relacionamento com sua audiência para futuramente vender algum produto para ela ou até mesmo vender espaço publicitário em seu site.

Squeeze Page

Se você pretende vender infoprodutos (cursos, webinários, eventos online e etc.), você precisará usar uma squeeze page.

A squeeze page é uma página única, usada para capturar os dados dos usuários como nome, telefone e e-mail em troca de uma isca digital.

Exemplo de iscas digitais: Ebooks, Checklists, Planilhas, Ferramentas, Testes grátis de plataformas e etc.

Landing page

Embora bem parecida com a squeeze page, essa em questão também é formada por uma página única. Todavia ela tem uma única função diferente. Em vez de pegar o contato do visitante, ela irá vender para aqueles que já conhece seus produtos ou serviços.

É uma página formada por copys (Textos de vendas), vídeos, Depoimentos e Cases de sucesso.

Tem o foco de levar o visitante a comprar na página, um exemplo é nosso site do Website First.

5 dicas escolher o melhor tipo de site para o seu negócio

Agora que já sabemos quais são os principais tipos de sites e suas funções, vamos para as 5 Dicas para escolher o melhor tipo de site para o seu negócio, assim você terá certeza ao fazer a escolha do site perfeito para o seu negócio!

Dica #1 – Decida o objetivo do site

Primeiramente tenha em mente o propósito do site

É para contar a história da sua empresa e estar presente na internet? (Site Institucional)

  • Tem o objetivo de mostrar os produtos ou serviços que a empresa realiza? (Site Institucional)
  • O foco principal será vender produtos da loja física, porém online? (Site E-commerce)
  • Ou pretende vender produtos digitais? (Site Landing Page)

Se acaso não souber bem ao certo para que fim você quer ter um site, é só chamar nosso time no chat que nós vamos auxilia-lo!

Dica #2 – Monte a estrutura do seu site

Logo após ter decidido a finalidade do site, vamos montar uma estrutura, assim vamos saber em que modelo ele irá se encaixar. A estrutura que estamos falando, é a seguinte:

  • Que tipo de conteúdo vai ter no seu site?
  • Qual o tamanho desse conteúdo?
  • Será que esse conteúdo caberia em um site de uma página?

Se acaso seu site tiver muito conteúdo, como: produtos, serviços, textos sobre a empresa ou fotos e vídeos, recomendamos que seja um site com páginas internas, já que a organização desse conteúdo pode ser feita de forma mais eficiente. Mas caso não tenha tanto conteúdo você pode ter um site de uma página apenas (One Page).

Dica #3 – Qual a principal ação que o visitante deve realizar no seu site?

Em terceiro lugar, defina qual ação que o visitante deve tomar dentro do seu site.

  • Ele deve apenas conhecer a sua empresa e saber que ela existe? (Site Institucional)
  • Ele deve consumir o conteúdo e tonar-se um seguidor do seu negócio? (Site blog)
  • Quero que ele apenas compre meu produto digital. (Landing Page)
  • Ou eu quero colocá-lo no meu funil de vendas para ele consumir o conteúdo, deixar o contato e depois comprar meu produto digital. (Site blog + Squeeze Page + Landing Page)

Dica #4 – Procure sites semelhantes com a sua ideia

Até aqui você já deve ter ideia de que tipo de site irá servir para você.

Se você já tem em mente qual o tipo de site que vai te favorecer, está na hora de realizar as pesquisas.

Caso tenha decidido que uma Landing Page pode servir a você, pesquise modelos do mesmo.

Temos um artigo da Resultados Digitais com 10 modelos de landing pages que convertem.

Para ver o artigo basta clicar aqui. Após consultar modelos de sites compatíveis com sua ideia, observe se a ação que eles querem que você tome dentro do site deles é a mesma que você quer que o visitante do seu site tome.

Dica #5 – Tenha uma equipe especializada do seu lado

Por fim e acima de tudo, tenha uma equipe especializada do seu lado.

Não adianta nada você ter aprendido qual o melhor tipo de site e qual o mais adequado para o seu negócio e não ter uma equipe especializada para executar a ideia.

É a mesma coisa que ter um carro da Formula 1 com muita potência nas mãos de uma pessoa que não sabe dirigir.

Portanto, você pode ter um grande negócio, mas se entregar nas mãos de quem não sabe pilota-lo não vai gerar resultados e pode até lhe causar prejuízo.

Então procure profissionais que entendem do assunto, que entendem no mínimo dos tipos de páginas que foram citadas nesse artigo.

Uma vez que você sabe as 5 Dicas para escolher o melhor tipo de site para o seu negócio.

Se você ainda ficou com dúvidas, sinta-se livre para chamar nosso time quando quiser no chat, no formulário de contato ou nos comentários abaixo.

Tem uma equipe de especialistas pronta para lhe auxiliar da melhor maneira.Se você gostou compartilhe com seus amigos, até a próxima!

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on google
Google+

Comente abaixo. Gostamos de interagir com você!