Como Registrar Um Domínio na internet? Guia Completo 2020!

João Dalferth

João Dalferth

Adoro passar horas e horas consumindo conteúdos de marketing digital. Final de semana é dia de maratona de seriados e pipoca. XD

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Como registrar um Domínio em 2020
Como registrar um Domínio em 2020

Quer saber como Registrar um domínio? O texto a seguir possui essa resposta para você.

As empresas que não criam uma presença online para si não possuem mais espaço para crescer no mercado atual. Portanto, criar um site para a sua empresa se tornou uma obrigação que, se não cumprida, coloca uma enorme barreira que impede a empresa de se desenvolver.

Um dos primeiros pontos que você terá de se preocupar é registrar um domínio. O domínio é o meio pelo qual seus clientes irão te encontrar, por este motivo, você deve ter muita atenção ao registrá-lo, contudo, essa tarefa não é tão complicada quanto parece.

Neste artigo vamos explicar todos os pontos que você precisar sobre como registrar um domínio, assim como erros que você não pode cometer. Portanto, tenha uma boa leitura.

Como Registrar Um Domínio: Primeiro, o que é um domínio?

Domínio é um conjunto de caracteres que formam um endereço, quer serve para que sua empresa seja identificada na internet. É o nome do seu site, que você utiliza em e-mails ou em outras mídias.

Um domínio sempre tem um nome e uma extensão. Por exemplo, o nosso site possui o nome de “Hbsites” e sua extensão é “.com.br”.

Existem vários tipos de extensões que podem ser usadas:

  • .com.br
  • .com
  • .net
  • .org
  • .info
  • .edu

Cada domínio é ligado endereço de IP (Internet Protocol), que é uma sequencia numérica que identifica cada computador que está ligado a internet. Do mesmo modo, o servidor em que seu site está hospedado também está nesse registro (Termos que serão explicados adiante).

Se não fossem os domínios, teríamos que memorizar os endereços de IP para localizar um site. Algo totalmente fora de mão.

O domínio é uma solução muito útil até hoje, pois nele você pode colocar um nome que faça jus a sua marca.

Como Registrar Um Domínio: O que é uma hospedagem?

Enquanto o domínio é o nome da empresa, a hospedagem é como se fosse o imóvel em que seu site estará. É só entender o domínio como um CNPJ da sua empresa, enquanto a hospedagem é o imóvel em que ela irá ficar.

Através da hospedagem você armazena os dados do seu site em um servidor, que nada mais é que um computador especializado para isso. Então, com seus dados salvos nesse servidor, as pessoas poderão acessar o seu site ao escrever o nome da sua empresa, que é o seu domínio. Desse modo, a hospedagem pode ser adquirida junta ou separada do domínio, depende do que você quiser.

Para fazer o site em si, seu designe, você mesmo terá de construí-o ou pode encontrar alguém para fazer por você.

Como escolher o seu domínio?

A escolha do domínio, como já mencionado, é essencial, pois será o mesmo que o nome da sua marca. A sua marca, depois de escolhida, não pode ficar mudando, se não as pessoas não irão lembrar dela.

Além disso, a sua marca também deve representar perfeitamente a mensagem que sua empresa deseja passar.

Veja a seguir algumas dicas para você conseguir registrar um domínio com perfeição:

Faça uma lista com diversas opções

Deixe a sua imaginação fluir. Faça uma lista extensa de nomes para você ter um leque maior de opções quando for escolher os melhores.

Personalize seu domínio

Não deixe seu domínio ser genérico, como, por exemplo, “Calçadosfemininos.com”. Crie uma identidade própria para você, algo que as pessoas lembrem com facilidade. Assim, elas poderão discernir a sua marca das demais.

Este é um princípio básico do marketing, sua marca é a linha de frente da sua empresa, ela que mais irá atrair clientes e seguidores.

Faça um nome curto

Quanto mais longo for o nome, menos chances de as pessoas lembrarem dele. Portanto, escolha um nome que grude como chiclete, curto e com impacto.

Todos os detalhes são muito importantes para o seu domínio, não deixe nenhum ponto passar despercebido.

Evite termos complicados

Evite que seu domínio tenha características que o façam complicado, como ele conterem números, sejam difíceis de falar, ambíguos ou confusos.

Seu domínio deve ser algo que seja “gostoso” de se lembrar, para que uma pessoa se lembre dele com facilidade.

Qual extensão escolher?

Como vimos, existem diversas possibilidades de extensões, e você pode escolhê-las de acordo com o objetivo do seu site.

O “.edu” é ideal para um site focado em educação, enquanto o “.org” para organizações não governamentais.

Na dúvida, você sempre pode escolher os tradicionais “.com” e “.com.br”, que são os mais vistos internet à fora.

Passo a passo como registrar um domínio

Ao escolher o nome do seu domínio, vá o site o Registro.br e veja se esse domínio está disponível.

Digite o nome do seu domínio. Caso a opção que você escolheu já esteja sendo usada, aparecerão opções semelhantes que você pode registrar.

Após consultar seu domínio, você irá em Criar conta, para criar sua conta pessoa. Você terá que inserir dados como nome, e-mail, telefone e endereço.

Para propriamente registrar seu domínio, você terá que informar seu CPF ou CNPJ, como também um telefone e endereço.

Aqui você também informa o DNS do servidor em que seu site está hospedado, que o próprio site Registro.com também informa.

Existem vários site em que você pode escolher uma hospedagem, como HostMídiaHostGatorGoDaddyUOL HostKinghostLocaweb, entre outras.

Como Registrar Um Domínio: Motivos para você registrar um domínio próprio

Vamos agora listas alguns motivos para reforçar a importância de você registrar um domínio, à fim de que você não deixe passar essa oportunidade.

Um domínio próprio não é algo que se possa deixar de lado quando a questão é profissionalismo. Se você quer passar uma imagem melhor, o domínio é uma pedra angular que você não pode dispensar.

Portanto, vamos dar mais motivos do que já damos para você adquirir o seu domínio próprio, que será extremamente útil a você.

Aparência profissional

Sites como o WordPress oferecem opções para se fazer um site gratuitamente, sem ter de comprar um domínio.

Contudo, ao utilizar um domínio gratuito, o seu site não fica com uma aparência profissional, e se torna muito difícil.

Um domínio próprio traz muito mais segurança para sua empresa.

Marketing

O domínio próprio é muito mais facilmente divulgado do que um domínio gratuito, isto porque um domínio gratuito somente te permite nomes mais longos, além de possuir números.

Esses detalhes atrapalham muito que as pessoas gravem sua marca em suas mentes, e dificulta que elas encontrem seu site.

Ficar mais bem ranqueado nas pesquisas

O Google sempre tenta buscar os melhores sites para seus usuários, e, para isso, ele prioriza os domínios próprios.

Isto porque uma pessoa com domínio própria já investiu na área e está provavelmente mais condicionada a produzir um conteúdo de qualidade.

E-mail próprio

Outro grande benefício que favorece o domínio próprio é ter um e-mail personalizado com o nome da sua empresa.

Tendo esse e-mail, você pode gerar muito mais confiança nas pessoas, pois ele passa uma sensação muito maior de profissionalismo.

Quanto mais profissionalismo, mais as pessoas irão confiar na sua empresa, portanto, mais clientes consumir seu conteúdo e também seus produtos.

Proteger sua marca

Se você adquirir um domínio, esse nome será seu, e mais ninguém poderá usá-lo. Isso poderá proteger sua marca, de forma que nenhum espertinho poderá utilizá-la para roubar o seu público.

Você pode não acreditar, mas há muitas pessoas dispostas a roubar uma marca em crescimento se ela não registrar a sua marca.

Customização do site

Sem um domínio próprio, as suas opções de customização de site serão muito pequenas, e você não poderá dar uma identidade própria para o seu site.

Isso é muito danoso para a sua marca, pois, fazer um site da forma que você quer permite que ele seja o reflexo de como a sua empresa é. Desta forma, seus clientes poderão reconhecer a personalidade da sua empresa através do design do seu site.

A personalidade da sua empresa é essencial para que sua empresa fique com uma designe memorável para seus clientes.

Ausência de anúncios indesejados

Se você optar por não adquirir um domínio próprio, anúncios indesejados poderão ser veiculados no seu site.

Esses anúncios poderão prejudicar a experiência dos seus usuários, fazendo o público ficar menos tempo nele e não se interessar por voltar.

Com anúncios avulsos, o seu site será muito enfraquecido. Se você quer evitar esse problema, adquirir um domínio é a sua solução.

Independência

Ser dono do seu próprio nariz sempre é muito bom, pois, você pode fazer o que bem entender com aquilo que possui.

O mesmo acontece quanto a domínio, pois você poderá de plataforma quando quiser, além de fazer o que bem entender com seu site.

Se você quer realmente desenvolver sua empresa, não deixa de adquirir um domínio e profissionalize sua empresa.

Como Registrar Um Domínio: Conclusão

Vimos muitos detalhes sobre como registrar um domínio durante a leitura. A partir de agora, você pode dar início a sua presença online e também da sua empresa.

Caso queira saber mais, possuímos muitos outros artigos que podem ser do seu interesse, não deixe de adquirir ainda mais conhecimento.

Com a sua presença online estabelecida, você verá como sua empresa irá prosperar ainda mais de uma forma muito mais fluida.

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on google
Google+

Comente abaixo. Gostamos de interagir com você!