Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
Blog

O que é WhatsApp Pay e como usá-lo?

Como usar o WhatsApp Pay

Você já conhece o WhatsApp Pay? Quem sabe, na data que você esteja lendo este post, você já tenha essa funcionalidade no seu aplicativo. Veja a seguir o que é ela e como funciona!

Está cada vez mais fácil fazermos transações financeiras. Nós já não temos a necessidade de sair de casa para fazermos pagamentos ou transferências, pois existem diversos bancos digitais que nos ajudam com essas tarefas.

Imagine, agora, você poder fazer uma transferência enquanto tiver conversando com uma pelo WhatsApp. Esta é exatamente a ideia do WhatsApp Pay.

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é um serviço de pagamentos do WhatsApp, que quer ajudar as pessoas a enviarem dinheiro dentro de uma janela de conversas do WhatsApp. O Brasil foi o primeiro país que ele ficou disponível.

Contudo, no dia 23/06/2020 o Banco Central pediu para que a ferramenta fosse avaliada, à fim de que se averígua-se riscos da ferramenta. No entanto, há uma grande possibilidade dessa incrível ferramenta ser liberada para uso.

Assim que liberada, a ferramenta, como previsto, será liberada de pouco a pouco nas versões comuns e business do WhatsApp. Provavelmente o primeiro país a utilizar amplamente a ferramenta seja o Brasil.

Claro, com o objetivo de fazer um equilíbrio entre praticidade e segurança, assim que trazer a melhor experiência para as pessoas.

Se aprovada, o WhatsApp Pay será um grande marco na história de transações financeiras, principalmente para os pequenos negócios.

Como o WhatsApp Pay funciona?

Atualmente, quando um comerciante está fechando uma venda por WhatsApp, ele tem de recorrer a passar a sua conta ou um boleto para o cliente. Contudo, se o cliente não tiver um aplicativo de um banco digital, ele terá de ir a uma agência bancária para fazer o pagamento. Algo que atrasa muito as vendas e pode desanimar o cliente de adquirir o produto

Com o WhatsApp Pay, dentro da própria conversa do WhatsApp, será possível efetuar todas essas tarefas.

Essa modalidade de pagamento certamente será usada em todo o mundo em breve. Veja a seguir mais detalhes sobre essa ferramenta.

O Brasil foi escolhido para ser o primeiro país a ter essa funcionalidade porque tem cerca de 1.5 milhões de usuário ativos no aplicativo. Aos poucos, a funcionalidade irá sendo ativada em dispositivos de todo o Brasil.

A novidade não é só para contas comerciais. O objetivo é que usuários comuns enviem dinheiro normalmente pela plataforma. Tudo de forma muito prática e segura.

Como já mencionados, este será um grande avanço para empresas que fazem as vendas pelo WhatsApp. Com o aplicativo se transformando em uma plataforma formal de vendas.

O serviço é planejado para ser extremamente simples. Na própria janela de conversa, o usuário poderá enviar seu pagamento. Seja para amigos ou contas comerciais.

Para usar o aplicativo, será necessário cadastrar suas informações no Facebook Pay. À fim de que seus dados fiquem salvos no banco de dados central. No mesmo lugar que cobranças de links patrocinados, Ads no próprio Facebook e também Instagram.

A partir daí, tudo se torna automático. Sua transferência será realizada assim que você inserir um código de seis dígitos, para confirmar sua identidade. Em alguns celulares a biometria também poderá ser usada, facilitando ainda mais o processo.

Taxas

Ainda não há tantas instituições financeiras parceiras do WhatsApp Pay. Contudo o serviço esá disponível apenas para o uso de cartões de débito e crédito, nas bandeiras Visa e Mastercard, emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.

Entretanto, o WhatsApp ressalta que seus esses são apenas os primeiros parceiros, e, com o modelo confirmando sua potencialidade.

Os pagamentos do WhatsApp serão processados pela Cielo, que já é uma empresa forte no ramo de pagamentos do Brasil.

Os usuários comuns do WhatsApp não pagarão nenhuma taxa pelas transações. Contudo, as empresas que receberão o pagamento terão uma taxa de 3,99%, e receberão seu dinheiro em até dois dias.

Os usuários comuns também poderão realizar transações de até mil reais, até 20 vezes por dia com um limite de 5 mil reais.

Enquanto que as contas comerciais não terão nenhum tipo de limite, podendo fazer transações à vontade.

Quais as vantagens desse serviço?

O WhatsApp Pay traz algumas vantagens importantes e que podem ser grandes facilitadores para o cotidiano de qualquer pessoa que utilize o WhatsApp.

Confira algumas das principais a seguir!

Praticidade

A praticidade do WhatsApp Pay é inegável, transferir dinheiro ao mesmo tempo que se conversa pelo WhatsApp é algo totalmente incrível.

Ao se dispensar aplicativos de bancos, ainda mais para valores menores, transações por conversas, de maneira formal, irão economizar muito tempo e memória do celular.

Segurança

Por existir uma validação por senha ou até mesmo digital, o processo, além de prático se torna muito seguro.

Além de ser melhor do que utilizar um banco digital, ele é tão seguro quanto um.

Agilidade

Transferir dinheiro pelo WhatsApp Pay vai ser o tipo de transação mais rápida. Lojas e pequenos consumidores não terão que esperar para fazer transações rápidas.

WhatsApp Pay: Conclusão

O WhatsApp Pay fará com que o WhatsApp se torne um canal de vendas dinâmico que não necessita de complementos.

A necessidade de possuir outros aplicativos digitais será nula, pois, o WhatsApp será um canal autossuficiente.

Diversas lojas hoje em dia já preferem fazer o contato pelo WhatsApp, pela sua praticidade e por grande parte de seus clientes possuírem um.

Um grande problema para esses pequenos negócios é a limitação de receberem por transferência bancária ou boleto. Pois, desta forma, eles necessitam que as pessoas utilizem outros canais.

Um fator essencial para uma venda é que, quando o cliente estiver interessado no produto, ele faça a compra imediatamente. Porque, se ele não fizer a compra de imediato, ele poderá repensar no negócio, ou se alvo de outros concorrentes.

Vendas rápidas são o que o WhatsApp Pay irá proporcionar, mudando a vida de diversos empreendedores.