Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
Blog

O que é e como saber se tenho um site responsivo?

exemplo-de-site-responsivo
O que é e como saber se tenho um site responsivo?

Se você tem um site ou procurou sobre como deve ser um, provavelmente você deve ter ouvido falar sobre site responsivo.

Mas se você não faz ideia do que isso quer dizer, existe uma grande chance de você fazer parte dos 80% das empresas que acreditam que estão entregando uma boa experiência aos seus usuários.

Para compreender melhor o que estou falando, foi realizado uma pesquisa com algumas empresas que possuíam sites; Essa pesquisa apontou que pelo menos 80% dessas empresas acreditavam que estavam entregando uma boa experiência para seus visitantes do site.

De fato, isso mostra que muitas empresas não estão atentas nas regras do mercado digital. Essa desatenção tem como resultado o fracasso de estratégias de marketing focadas em conseguir mais clientes.

Mas afinal, o que é um site responsivo?

Site responsivo é aquele que se adapta a qualquer dispositivo, seja ele desktop, tablet ou celular.

Para que seu site seja considerado responsivo ele precisa abrir em qualquer um desses dispositivos e adaptar sua estrutura para fornecer a melhor experiência possível ao visitante.

Mobile-friendly

Já faz alguns anos que o Google vem melhorando a posição de sites responsivos no resultado das suas pesquisas.

O motivo dessa prioridade é simples, o Google se preocupa com a experiência do usuário.

Na época que os smartphones foram lançados, o Google percebeu que futuramente mais da metade de suas pesquisas seriam mobile.

Portanto, em 2015 o Google lançou o programa mobile-friendly update, que tornou a responsividade dos sites um fator muito importante em seu rankeamento.

Só para exemplificar de modo visual, veja abaixo como é um site responsivo.

pagina-mobile-friendly

Se você utiliza ferramentas de criação de sites como WordPress, Wix ou Shopify, pode ficar tranquilo pois elas já são otimizadas para deixar seu site adaptado para dispositivos móveis.

Todavia, se você não usa essas plataformas, é melhor realizar um teste para saber se o mesmo é responsivo.

Esse teste pode ser feito por uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google: o teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Ao acessar a ferramenta, basta digitar o link do seu website e clicar em “Testar URL”.

teste-de-responsividade

A ferramenta vai realizar uma analise em seu site, e irá apresentar o resultado informando se ele é responsivo ou não, como mostrado na imagem abaixo.

resultado-do-teste-de-responsividade

Benefícios de ter um site responsivo

1 – Melhora a experiência dos visitantes

Em primeiro lugar, faça com que o visitante tenha uma boa experiência em seu site.

Se você faz anúncios na internet para gerar tráfego, mas ele não está adaptado para os visitantes, você só está torrando seu dinheiro.

Invista primeiro em um bom site, que seja adaptado para qualquer dispositivo e que siga as regras do Google.

2 – Um site responsivo diminui a taxa de rejeição

Taxa de rejeição é uma métrica que pode ser analisada através do Google Analytics.

Essa métrica basicamente analisa a interação do usuário em seu site.

Se sua página não é adaptada para qualquer dispositivo, o usuário não terá vontade de interagir com seu site, apenas irá acessar e ir embora.

Logo essa atitude dele faz com que sua taxa de rejeição aumente muito.

3 – Tem prioridade na indexação do Google

O Google anunciou em março de 2018 que passou a priorizar a versão mobile dos sites na hora de indexa-la na sua rede de pesquisa.

Isso porque a taxa de abertura de sites através do celular só vem crescendo.

Por isso ter um site responsivo faz com que ele entre na fila prioritária de indexação e aumenta a chance do mesmo ocupar as primeiras posições do buscador.

Conclusão

Ter um site responsivo é fundamental para que sua empresa consiga vender mais através da internet.

Antes de começar a pensar em anúncios na internet, de uma atenção especial ao seu site.

Ele está bom?

Está seguindo as regras do Google?

É responsivo?

Usa técnicas de SEO?

Primeiro analise todos esses itens, senão você só estará jogando dinheiro fora anunciando algo ruim.

Se você quer receber uma Analise Grátis do seu site, basta nesse link aqui e solicitar o pedido pelo formulário.